Hiperventilação ou respiração acelerada - Entenda o que é aprenda a controlar

23/12/2016

Hiperventilação ou respiração acelerada - Entenda o que é aprenda a controlar



Hiperventilação significa excesso de respiração, causada pela respiração mais rápida do que o necessário. Dessa forma, o equilíbrio de dióxido de carbono e oxigênio é perturbado. A hiperventilação ocorre muito nos ataques de pânico, porque a pessoa começa a respirar mais rápida e superficialmente e isso faz com que se ingira mais dióxido de carbono do que o corpo produz, mantendo assim o nível de dióxido de carbono na corrente sanguínea muito baixa. Sem o dióxido de carbono suficiente para manter o equilíbrio ácido / base do corpo, o sangue torna-se demasiado alcalino, uma condição conhecida como "alcalose". A alcalose causa a constrição das artérias. O resultado é a restrição do fluxo sanguíneo, principalmente para o cérebro. Embora o sangue contenha uma abundância de oxigênio, a alcalose também impede a transferência essencial de oxigênio do sangue para o cérebro, músculos e órgãos, como tem sido freqüentemente verificado em vítimas de ataque de pânico que passaram para a sala de emergência. Isso é conhecido como "Efeito de Bohr".. Sob essas circunstâncias, o oxigênio disponível para o cérebro é reduzido drasticamente. No início a sua visão começa a embaçar. E os sintomas típicos são tonturas, enjoo, ansiedade e agitação. A pessoa pode vir a sentir vontade de chorar, e se sente fraca e confusa. Como o quadro se agrava, o cérebro fica mais confuso e envia mensagens erradas. Uma mensagem de erro é enviada: a necessidade de respirar mais profundamente, o que agrava ainda mais o problema. O coração acelera, as pupilas dilatam, partes do rosto como mãos e pés tornam-se frias ou dormentes, há tremores e ocorrência de suor frio. A dor no peito pode estar presente. Isso geralmente é relacionado à respiração torácica e espasmos musculares na parede do tórax. Outro sintoma diretamente decorrente é formigamento nos dedos das mãos e dos pés. Um sinal claro de hiperventilação. A dormência é um sintoma que é difícil de se acostumar, porque leva as pessoas a achar que terão um derrame, o que piora ainda mais a situação. A hiperventilação não é uma condição médica séria. No entanto, as sensações são extremamente desagradáveis e assustadoras.


  • Aprenda exercícios que ajudem a relaxar e respirar com o diafragma e abdômen, ao invés de sua parede torácica. (respiração diafragmática)
  • Respirar com os lábios franzinos ou cobrindo a boca e tentar respirar pela narina. Com a boca coberta, feche uma narina e respire pela outra, depois alterne e faça o mesmo. Realize isso até sua respiração normalizar.
  • Junte as mãos em forma de concha e respire dentro
  • A prática  de relaxamento, meditação e yoga  são algumas alternativas que ajudam muito.
  • Fale com seu médico.