Resposta do corpo em situações de "perigo"

22/11/2016

Resposta do corpo em situações de "perigo"




Precisamos entender que os sintomas físicos que sentimos é ativado justamente para lidar com o “perigo” que supostamente nosso cérebro interpreta e quanto mais fixamos nesses sintomas, mais aumenta nossa ansiedade. O corpo apenas responde ao falso alarme desse perigo.

ATENÇÃO: só leia esse detalhamento dos sintomas do pânico depois de ter compreendido que a ansiedade não é perigosa e que todos os sintomas estão relacionados à sobrevivência do organismo em casos de perigo real.

Respiração rápida e coração acelerado 
O corpo quer garantir o adequado suprimento de sangue e oxigênio para os principais músculos entrarem em ação diante do perigo.

Sudorese 
O  enfrentamento  do  suposto  perigo  eleva  a  temperatura  corpórea,  sendo  o  suor  o  mecanismo  de resfriamento para evitar o superaquecimento. 

Náusea ou desarranjo estomacal 
Para  enfrentar  o  perigo,  o  corpo  desativa  sistemas  e  processos  desnecessários,  direcionando  todas  suas energias  para  as  funções  essenciais  a  sobrevivência  (você  não  precisa  digerir  o  almoço  para  fugir  de  um  leão faminto!). Em muitas pessoas, ocorrem alterações na mobilidade estomacal, gerando sensações de desarranjo. 

Dormência e formigamento 
Existem  duas fontes:
 1) hiperventilação, exagero ao tentar respirar mais rapidamente  para  preparar-se para as reações de luta e fuga.
 2) arrepio dos pelos, que aumentam a sensitividade da pele, favorecendo uma rápida reação  diante  de  toque  ou  movimento.  Contudo,  essa  reação  dos  folículos  capilares  pode  causar  uma  sensação estranha na pele. 


Tontura 
Durante  a  hiperventilação,  certas  áreas  do  corpo  recebem  maior  aporte  de  oxigênio  do  que  outras,  e  o cérebro  é  uma  das áreas  que recebe  menos  oxigênio. Essa  reação  inofensiva  e  transitória pode  causar  tonturas, distúrbios visuais ou sensações de desrealização. 

Aperto ou dor no peito 
É o resultado de uma tensão muscular global. A tensão muscular tem por objetivo preparar o corpo enfrentar o perigo.

Desrealização ou ofuscamento da visão 
Ocorre  quando  o  ambiente  parece  mais  brilhoso  ou  turvo  (algumas  pessoas  relatam  que  é  como  se estivessem vendo as coisas com um plástico na frente dos olhos). É um efeito da dilatação da pupila, que tem por objetivo fazer com que mais luz entre nos olhos, favorecendo a detecção de ameaças no ambiente. 

Sensação de asfixia ou engasgo 
Duas são as fontes para a sensação de asfixia ou engasgo:
 1) tensão muscular aumentada, que afeta também a musculatura ao redor do pescoço e esôfago.
 2) respiração acelerada, de modo que a rápida entrada e saída de ar resseca a garganta. 

Sensação de peso nas pernas 
Como as pernas são as partes mais importantes do corpo para as resposta de fuga, nada mais natural que os músculos dessa área estejam especialmente tensionados como forma de prepararem-se para ação. 

Calafrios / Ondas de frio e calor 
Os  calafrios  e/ou  ondas  de  frio  e  calor  advém  de  duas  reações  que  ocorrem  simultaneamente: 
Transpiração aumentada da pele e constrição dos vasos sanguíneos das camadas mais superficiais da pele. 
 
 

                                                  
 Baseada em Otto, M. W., & Pollack, M. H.  Stopping anxiety medication workbook. New York: Oxford University Press.