Causa dos Sintomas de Ansiedade e Pânico

09/11/2016

Causa dos Sintomas de Ansiedade e Pânico



Essas explicações são super importantes para entender cada sintoma que sentimos.

Sensações de sufocamento e falta de ar
Essas sensações estão entre os sintomas de ansiedade mais angustiantes. Você sente como se o seu peito não conseguisse se expandir para acomodar o ar que o corpo precisa, outras vezes sente como se alguém estivesse empurrando uma almofada no seu rosto. Não se preocupe. É apenas uma sensação causada por impulsos nervosos exagerados. Esses sintomas não vão prejudicá-lo, você não vai parar de respirar, desmaiar ou sufocar.
Coração acelerado, batimento cardíaco lento, palpitações
A ansiedade libera adrenalina na corrente sanguínea, fazendo o coração disparar e você sente como se estivessem faltando batimentos (palpitações). É algo perfeitamente natural. Não irá prejudicá-lo de forma alguma. Um batimento cardíaco lento é também uma característica comum de ansiedade, mas não significa que o seu coração parará de bater, embora se sinta estranho e alarmante. Não dê importância que a sensação ruim irá embora.
Nó na garganta e dificuldade para engolir 
Por vezes parece que você não consegue engolir nada. A sensação é causada pelos músculos na contração da garganta devido à ansiedade ou stress. É totalmente inofensivo e não irá fazer você parar de respirar, comer ou beber, é apenas muito desagradável.
Medo de morrer ou perder o controle
Nós todos temos medo de ficar loucos ou perder o controle, mas tenha certeza de que você não está enlouquecendo. Enlouquecer não é um ato consciente. Aqueles que sofrem de doenças mentais graves não têm conhecimento. Você não está enlouquecendo. São apenas mensagens nervosas que são enviadas para o cérebro através dos nervos cansados.
Dor no PeitoCausadas por tensão muscular. As dores no peito podem fazer você se sentir com muito medo. A primeira reação de qualquer pessoa com ansiedade que tenha dores no peito é que elas estão morrendo de um ataque cardíaco. Isso não é verdade, pois a dor no coração é muito diferente. A respiração profunda e o relaxamento são uma maneira muito eficaz de diminuir esses sintomas desagradáveis.
Branqueamento da pele
Como o sangue é desviado para os músculos durante a "luta ou fuga", os vasos sanguíneos da pele que lhe dão a cor rosa, recebem redução do fluxo sanguíneo e a pele perde alguma da sua cor. Não é algo perigoso e irá voltar ao normal quando o corpo começar a se normalizar após um ataque. Algumas pessoas com ansiedade generalizada podem parecer um pouco pálidas na maioria das vezes, porém, isso é muito normal.
Sudorese
A sudorese é uma reação normal do corpo e é projetada para reduzir a temperatura. Como o corpo aquece, o suor é liberado através de glândulas sudoríferas. Como o suor evapora, leva com ele o calor, resfriando o corpo. Durante os períodos de ansiedade o corpo está se preparando para qualquer fuga ou luta e libera o suor para esfriar os esforços iminentes.
Agitação ou tremores (visível ou internamente)
Nós todos trememos quando estamos nervosos ou com frio. A agitação é uma reação normal ao medo e / ou com uma queda na temperatura corporal. Ocorre quando os músculos espasmodicamente estão em contato criando atrito entre os músculos e outros tecidos do corpo. Esse atrito gera calor, que aumenta a temperatura corporal. Durante a ansiedade é normal experimentar agitação ou tremores.
Visão distorcida 
A fim de preparar o corpo para o perigo iminente, a liberação de adrenalina faz muitas mudanças físicas. Durante a resposta da ansiedade, o corpo prepara os olhos para detectar quaisquer movimentos leves, e faz isso dilatando as pupilas, permitindo assim maior entrada de luz. É por isso que as pessoas ansiosas ficam mais sensíveis à luz intensa e muitas vezes usam óculos escuros para minimizar o cansaço visual que provoca.
Dor no pescoço e ombros além de dormência na face ou na cabeça
São os vasos sanguíneos e nervos que abastecem o rosto e a cabeça. Muitos desses nervos e vasos sanguíneos são encaminhados através da cabeça para o rosto. Quando o corpo está sob stress, essas áreas do corpo são geralmente as primeiras a ficarem tensas. Uma dormência na região facial pode ser muito perturbadora, mas geralmente não é nada para se preocupar. É geralmente o resultado dessa tensão.
Dores de cabeça e sensação de ter uma faixa apertada em volta da cabeça
Como discutido anteriormente, a tensão no pescoço e nos ombros pode causar imensos desconfortos como enxaquecas e dormência. A sensação de ter uma faixa apertada em torno de sua cabeça é causada pela tensão muscular na bainha dos músculos que cobrem a cabeça. Vasos sanguíneos e nervos restritos dentro desse tecido podem causar sintomas, incluindo dor nos olhos, face e dentes.
Dor nos olhos
A redução de lubrificação nos olhos acontece quando os fluidos corporais são desviados para outra parte do corpo durante a ansiedade e faz com que os olhos sintam dor.
Agorafobia
A agorafobia é uma resposta natural à ansiedade e auto-preservação. Se nos sentimos ameaçados, tendemos a recuar para algum lugar seguro, como uma tartaruga na sua concha. Na ansiedade é importante para ganhar o controle desta resposta logo que você sente o desenvolvimento.
Fraqueza nos braços e formigueiro nas mãos ou pés
A resposta de fuga ou luta é uma reação intensa e faz com que muitos sistemas do corpo reajam. A circulação do oxigênio do sangue e do dióxido de carbono faz alterar os níveis de tensão muscular. Todas essas mudanças corporais têm um efeito profundo nas sensações corporais, (braços, mãos, pernas ou nos pés).
Aumento da sensibilidade à luz, som, tato e olfato
Todas essas sensibilidades preparam os seus sentidos para ver, cheirar, ouvir quando se encontra em perigo iminente durante a resposta de luta ou fuga. Tudo isso é assustador, mas é apenas temporário.
Despersonalização
Esses são os sintomas que afetam a maneira de como você está. A despersonalização é a sensação de que você e tudo ao seu redor não está real, como se estivesse vendo tudo através de uma névoa, sonho ou algum tipo de filtro. Foi notado que as pessoas experimentam despersonalização durante, depois ou antes do pânico.
Boca seca
Conforme os fluidos são desviadas para uso em outras partes do corpo durante a ansiedade, a boca fica seca. Beba água.

Fonte: 
http://www.vladman.net/sintomasansiedade.php