Agorafobia é o medo de sentir medo.

27/10/2016

Agorafobia é o medo de sentir medo.







A agorafobia pode ser entendida como uma complicação do transtorno de pânico.Pessoas que sofrem de agorafobia evitam uma série de situações por elas percebidas como passíveis de desencadear um ataque de pânico.

Por exemplo, se uma pessoa tiver um ataque de pânico dentro de um túnel congestionado, é possível que esta situação se torne uma ameaça para ela em função do risco de um novo ataque.
Com freqüência, o agorafóbico necessita da presença de uma pessoa em quem confie.
O medo de ter um ataque de pânico é o fator determinante do comportamento de evitação.Geralmente as situações evitadas são aquelas em que a saída esteja difícil ou o socorro não disponível.
Com freqüência, o agorafóbico necessita da presença de uma pessoa em quem Confie geralmente um familiar ou cônjuge para que possa enfrentar as situações desencadeantes do medo.
Algumas dessas situações são bastante comuns e aparecem relacionadas abaixo:

-Sair de casa sozinho;
-Ficar em casa sozinho;
-Usar automóvel ou transportes coletivos (inclusive o avião);
-Estar em locais cheios e fechados;
-Filas;- Congestionamentos;
-Túneis; -Passarelas;-Elevadores;
-Feiras e supermercados;

O maior temor do agorafóbico é a manifestação de sintomas de um ataque de pânico. É o medo de sentir medo que determina o comportamento de esquiva.
Algumas vezes a pessoa não apresenta o comportamento de evitação.
Este medo é variável de pessoa para pessoa e pode apresentar-se como um medo de morrer, desmaiar, perder o controle ou tornar-se insano.
Algumas vezes a pessoa não apresenta o comportamento de evitação, mas enfrenta as situações com muito sofrimento e desconforto. Embora seja difícil, mas à medida que enfrentamos vamos nos tornando mais confiantes.
Em outros casos, o quadro pode ser tão intenso que ela não se atreve mais a sair de casa.
Tratamento mais indicado é psiquiátrico, a terapia cognitiva comportamental.

(Parte do texto: Dr. Tito Paes de Barros Neto)