Labirintite pode ser emocional

17/06/2017

Labirintite pode ser emocional





A labirintite emocional está ligada a problemas como depressão e excesso de ansiedade, que podem surgir como consequência de fatores como perda de um ente querido, traumas de infância, Síndrome do Pânico, perda do emprego e excesso de estresse, pressão e cobranças no trabalho ou nos estudos.
A labirintite causa sintomas como sensação de pressão e zumbido no ouvido, diminuição do equilíbrio, tontura e dor de cabeça frequente, que pioram em situações de estresse agudo ou durante movimentos repentinos da cabeça.

Como tratar


O tratamento da labirintite emocional deve ser feito com acompanhamento de psicoterapia, durante a qual irá se investigar a causa principal do problema.
Em geral, o tratamento pode ser feito sem incluir o uso de medicamentos, trabalhando apenas o paciente para fortalecer seu lado emocional, aumentar sua auto-estima e ensinar técnicas para lidar com a ansiedade e o estresse. No entanto, em casos de depressão pode ser necessário o uso de medicamentos para ajudar a combater esta doença.
Além disso, deve-se beber pelo menos 2 litros de água por dia, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, alimentos ricos em doces e gorduras e parar de fumar.

Dicas para combater a Labirintite Emocional


Algumas dicas para combater as crises e aliviar o estresse e a ansiedade que causam a labirintite são:

·                  Evitar locais barulhentos e com muita gente, como shows e estádios de futebol;
·                  Fazer as refeições em local calmo e tranquilo;
·                  Praticar atividade física regularmente, pois ela aumenta a produção de hormônios que dão a sensação de prazer e bem estar;
·                  Aumentar o consumo de ômega-3, que está presente em alimentos como peixes, castanhas e linhaça;
·                  Tomar diariamente sucos e chás calmantes, como os que são feitos a partir de camomila, maracujá e maçã.

Além disso, também pode-se investir em massagens relaxantes de 1 a 2 vezes por semana e no tratamento com acupuntura, que a ajuda a restabelecer o equilíbrio do corpo e a controlar as emoções.


Clínico geral